Homepage Quem é Minha Livraria? Sobre Livros Como Comprar Cadastre-se! Rastreamento e Frete Seu Carrinho Fale Conosco
BUSCA
Busca Avançada

 » O Que é um Sebo
 » Sebos do Brasil
 » Citações sobre Livros
 » Preservar o Planeta


Indique para um amigo
Gostou da Minha Livraria? Recomende-nos!
 
 


PagSeguro UOL
   

 


Para Conhecer o Brasil

É sempre complicado propor listas reduzidas. Porém há tópicos fundamentais da história do Brasil que não podem deixar de ser abordados

por Antonio Candido*

Quando nos pedem para indicar um número muito limitado de livros importantes para conhecer o Brasil, oscilamos entre dois extremos possíveis: de um lado, tentar uma lista dos melhores, os que no consenso geral se situam acima dos demais; de outro lado, indicar os que nos agradam e, por isso, dependem sobretudo do nosso arbítrio e das nossas limitações. Ficarei mais perto da segunda hipótese.

Como sabemos, o efeito de um livro sobre nós, mesmo no que se refere à simples informação, depende de muita coisa além do valor que ele possa ter. Depende do momento da vida em que o lemos, do grau do nosso conhecimento, da finalidade que temos pela frente. Para quem pouco leu e pouco sabe, um compêndio de ginásio pode ser a fonte reveladora. Para quem sabe muito, um livro importante não passa de chuva no molhado. Além disso, há as afinidades profundas, que nos fazem afinar com certo autor (e portanto aproveitá-lo ao máximo) e não com outro, independente da valia de ambos.

Por isso, é sempre complicado propor listas reduzidas de leituras fundamentais. Na elaboração da que vou sugerir (a pedido) adotei um critério simples: já que é impossível enumerar todos os livros importantes no caso, e já que as avaliações variam muito, indicarei alguns que abordam pontos a meu ver fundamentais, segundo o meu limitado ângulo de visão. Imagino que esses pontos fundamentais correspondem à curiosidade de um jovem que pretende adquirir boa informação a fim de poder fazer reflexões pertinentes, mas sabendo que se trata de amostra e que, portanto, muita coisa boa fica de fora.

São fundamentais tópicos como os seguintes: os europeus que fundaram o Brasil; os povos que encontraram aqui; os escravos importados sobre os quais recaiu o peso maior do trabalho; o tipo de sociedade que se organizou nos séculos de formação; a natureza da independência que nos separou da metrópole; o funcionamento do regime estabelecido pela independência; o isolamento de muitas populações, geralmente mestiças; o funcionamento da oligarquia republicana; a natureza da burguesia que domina o país. É claro que estes tópicos não esgotam a matéria, e basta enunciar um deles para ver surgirem ao seu lado muitos outros. Mas penso que, tomados no conjunto, servem para dar uma idéia básica.(...)

*Antonio Candido é crítico literário

LEIA NA ÍNTEGRA EM :
http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=1492


 

LIVROS USADOS NA INTERNET? MINHALIVRARIA.NET!
Rua Tabelião Ferreira de Carvalho, 685 - Apto 202 – Belo Horizonte/MG – Brasil
Rua Nossa Senhora das Graças, 39 - Cotia - Três Corações/MG
Tel: +55 31 3267-3775 - Email: contato@minhalivraria.net
Política de Privacidade Informáximo